Dentista Dr. Aleksandro Medeiros especialista em Ortodontia da dicas para você

5

APARELHO CONVENCIONAL X APARELHO AUTOLIGADO

O apinhamento dental conhecido popularmente como dentes tortos leva a problemas não apenas estéticos mas também a cárie e doença periodontal devido à dificuldade de higienização, pode ainda levar a um desequilíbrio oclusal que interfere na função da ATM(articulação temporo-mandibular).

O tratamento ortodôntico já é bem conhecido de todos e a ortodontia agora conta com aparelhos modernos, os autoligados para tratar esses problemas.

O aparelho convencional tem como uma de suas principais características a presença das ligaduras elásticas(borrachinhas coloridas), o uso dessas ligaduras exige cuidados durante o tratamento e um deles é a higiene visto que aumenta o acúmulo de placa potencializando o desenvolvimento de cárie e doença periodontal característica essa que pode ser controlada pelo cuidado do paciente com sua higiene. Outro ponto importante é o atrito causado pela ligadura o que dificulta o movimento do dente.

O aparelho autoligado ao contrário do convencional não usa ligadura elástica para segurar o fio mas sim uma trava metálica para prender o fio e com isso obtemos algumas vantagens como:

1-Melhor higiene pois a remoção de placa fica facilitada;

2-Menor atrito proporcionando um tratamento mais rápido;

3-Evita extrações devido a biomecânica do aparelho que promove uma expansão dentoalveolar e consequentemente uma melhor acomodação dos dentes na arcada.

4-Menor sensibilidade durante o tratamento pois o menor atrito possibilita o uso de forças mais leves.

Os dois tipos de aparelhos são eficientes e conseguem atingir excelentes resultados devendo ser avaliado qual é o mais indicado para cada paciente.

– Dr. Aleksandro Medeiros Soares – Ortodontia / Clínico Geral – CRO/BA 7656

Atendendo em seu Consultório em Campo Formoso-BA
Rua Antônio Guimarães, nº 08 – Centro
Próximo a Caixa Económica
Telefone para contato: (74) 3645-3468

.

Redação Campo Formoso Noticias


Comentários