Dicas do Dentista Dr. Aleksandro Medeiros: “O que é mordida aberta anterior?”

5-1

O QUE É MORDIDA ABERTA ANTERIOR?

A mordida aberta anterior é uma má oclusão caracterizada por um trespasse vertical negativo entre os dentes anteriores quando os dentes posteriores estão em oclusão,

A mordida aberta é uma anomalia complexa de características distintas e de difícil tratamento, pois o controle da dimensão vertical em uma má oclusão requer experiência do profissional de Odontologia e cooperação do paciente, além de envolver outras áreas, como a Fonoaudiologia(Cirelli et al., 2001; Monguilhott et al., 2003).

O tratamento precoce da mordida aberta proporciona melhores condições funcionais e estéticas (Lima et al., 2002; Freitas et al., 2003),

Dentre as más oclusões, a mordida aberta anterior é considerada uma das anomalias de mais difícil correção, sobretudo no que se refere à sua estabilidade.

Inúmeros fatores etiológicos ligados à função bucal foram associados à MAA, como, por exemplo, os hábitos de sucção, presença de tecidos linfoides hipertróficos, respiração bucal, fonação e deglutição atípicas, e postura anterior da língua em repouso.

As adenoides e tonsilas hipertróficas são a causa mais comum de obstrução nasal e, consequentemente, respiração bucal em crianças.

1

A partir de estudos de Maciel e Leite10, percebeu-se a importância da associação de ortodontistas e fonoaudiólogos, dado que a função dos aparelhos ortodônticos é alterar a forma dos arcos dentários e impedir a interposição lingual, enquanto a terapia fonoaudiológica irá corrigir o posicionamento da língua e lábios durante a deglutição, fala e posição habitual.

Por sua vez, frente às dificuldades de remoção do hábito, algumas crianças podem necessitar de acompanhamento psicológico especializado, que proporcionará controle sobre o hábito prolongado, atuando nos motivos pelo qual ele permanecia instalado.

O tratamento ortodôntico interceptativo, por meio da instalação do aparelho  associado aos tratamentos fonaudiológico, psicológico e com otorrinolaringologista  nos casos de obstrução das vias aéreas corrigi a morfologia do arco superior e a mordida cruzada, bem como neutraliza a discrepância negativa. Portanto, a interceptação da MAA depende de uma abordagem multidisciplinar e da conscientização do paciente quanto à interrupção do hábito deletério, a fim de reestabelecer a oclusão e a estética, propiciar melhora na autoestima e consequentemente na qualidade de vida.

23905575_1566349103451653_2658002538664714246_n

– Dr. Aleksandro Medeiros Soares – Ortodontia / Clínico Geral – CRO/BA 7656

Atendendo em seu Consultório em Campo Formoso-BA
Atende os planos: ODONTOPREV , BRADESCO DENTAL

Rua Antônio Guimarães, nº 08 – Centro
Próximo a Caixa Económica
Telefone para contato: (74) 3645-3468

.


Comentários