Cantores de Hip-Hop promovem projeto cultural em bairros de Campo Formoso

“Esquenta Papo Reto” – Batalha de rimas que acontece nos bairros de Campo Formoso

Tem acontecido em Campo Formoso desde o início de Setembro o Esquenta Papo Reto, uma roda cultural de batalhas de rimas que acontece nos bairros mais afastados do centro, realizado pelo grupo Rapartição com a intenção de fomentar a cultura hip-hop na cidade dando espaço para novos MCs e também divulgar o evento Papo Reto que acontecerá na Concha Acústica no centro da cidade, evento este que já chega à sua 5ª edição em 2018. As batalhas de rimas já aconteceram nos bairros Esplanada e Predinhos, AMANHàsexta-feira (12), estará acontecendo na Vila dos Sonhos às 18:00h na praça.

8

“Esquenta Papo Reto na Esplanada”

O Papo Reto, evento idealizado e realizado pelo grupo campo-formosense Rapartição, teve sua primeira edição em 2015. É o principal evento de cultura hip-hop do município de Campo Formoso reunindo artistas de diversas cidades da região como Sr. do Bonfim, Capim Grosso, Jacobina, Juazeiro e Petrolina.

4

“Papo Reto 1ª Edição, 2015.”

Trata-se de um evento independente que debate principalmente sobre a necessidade do jovem e suas respectivas comunidades terem voz posicionando-se sobre os diversos aspectos políticos de sua cidade através da arte, da música, da dança, do desenho, da fala e do debate. Dentre os diversos objetivos que têm a cada ano se concretizado, é fácil citar a colaboração entre os artistas, o intercâmbio com os movimentos de hip-hop das cidades circunvizinhas, o fortalecimento e incentivo aos MCs e a pluralidade artística envolvida.

3

“Papo Reto 4ª Edição, 2017.”

Formado em 2015 na cidade de Campo Formoso, o grupo RAPartição foi a primeira banda de rap da cidade e município. Criado por Jhow Hancock MC, que chegou de São Paulo com toda uma bagagem cultural do hip-hop da grande cidade, e com apenas uma ideia na cabeça e algumas letras no caderno encontrou em Campo Formoso companheiros que abraçaram a ideia e começaram juntos a sonhar o mesmo sonho, sendo eles MC Rec e MC Lelelo. Começaram a lançar músicas autorais no mesmo ano, sempre representando a “nova escola” e honrando a “velha”, ganharam notoriedade com a coragem na inovação pelo estilo e abordagem da cultura hip-hop no interior da Bahia e do nordeste (uma vez que nossas referências musicais no município são quase todas de forró e “pagodão”) e também é claro pela grande competência artística dos integrantes.

“Crias do Sabotage” como se auto intitulam na música de maior sucesso “Estilo Maloca”, sempre contam sobre a realidade da favela e suas dificuldades, oferecendo para o jovem destas comunidades a música e a cultura como alternativa ao crime, dialogando transversalmente sobre temas como preconceito, humildade, racismo, perseverança, drogas, escolhas, religião, fé e problemas sociais inerentes à periferia. O Rapartição não apenas faz frente ao movimento hip-hop campo-formosense, mas ele é o pai desta grande família, desde de sua instauração até o cuidado com toda essa rede de artistas e pessoas que fazem parte deste movimento.

Suas músicas no youtube já chegam a um total de mais de 22 mil visualizações entre clipes oficias e singles com participações de diversas bandas como Perdidos do Norte, Função KMZ, Therrex MC, CVRLLXSCRVZY, Bola Mais Um Rap, Revolução Letal e outros. Suas músicas mais tocadas são “Estilo Maloca”, “Na Ativa” e “Despedida”.

1

“Apresentação do grupo Rapartição no evento AfroChegue na Semana da Consciência Negra”

2

“Videos mais visualizados no youtube”

O Papo Reto 5ª Edição acontecerá no dia 20 de Outubro às 17:00h na Concha Acústica, no centro de Campo Formoso. O evento contará com a presença de mais de 30 artistas da cidade e região, dentre eles 6 grupos musicais, 1 grafiteiro, 5 skatistas, 1 grupo de breakdance e 1 oficineiro de Juazeiro que irá falar mais sobre a cultura hip-hop e a sua importância. O objetivo foco do evento é o fortalecimento da cultura local periférica através de suas manifestações, tendo em vista que grande parte dos artistas desse meio fazem parte desta realidade. A entrada é franca e para mais informações sobre este, outros eventos e os próximos Esquenta Papo Reto, é só seguir as seguintes páginas no facebook:

https://www.facebook.com/RAParticao/

https://www.facebook.com/MovimentoVIVAConcha/

Ou no insta:

https://www.instagram.com/raparticao/

https://www.instagram.com/rap.ba74/

.

Redação CF Noticias


Comentários