Veja quem o Bahia pode enfrentar na Copa Sul-Americana 2019

Sorteio começa às 20h30, na sede da Conmebol, no Paraguai

csm_taca_copa_252c2cf5e7

O sonho do Bahia de conquistar um torneio internacional em 2019 vai começar nesta segunda-feira (17). A partir de 20h30, a Confederação Sul-Americana de Futebol vai sortear os confrontos da Copa Sul-Americana e as chaves da Copa Libertadores da América. A cerimônia será na sede da entidade, em Luque, no Paraguai.

Pela fórmula do sorteio, os times do pote Norte, que tem Brasil, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela, encaram na primeira fase os do pote Sul, formado por Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

O torneio coloca 44 equipes frente a frente em sistema de mata-mata. A partir da segunda fase, 10 times eliminados da Libertadores – os oito terceiros colocados e os dois melhores perdedores da fase preliminar – se juntam aos 22 que avançarem.

Hoje, 41 dos 44 times que jogarão a primeira fase da Copa Sul-Americana já são conhecidos. Apenas três – dos quatro representantes – da Bolívia ainda não estão definidos, porque a última rodada do Campeonato Boliviano será quarta-feira (19). Por isso, já é possível simular o caminho inicial do Bahia.

Times e potes da Copa Sul-Americana 2019

A figura acima (clique para ampliar) mostra, em cinza, todos os possíveis adversários do Bahia. Entre os times mais tradicionais que o tricolor pode pegar logo de cara estão os argentinos Independiente – maior vencedor da Libertadores, com sete taças -, Racing, Argentinos Juniors e o chileno Colo-Colo. Entre os menos badalados, destaque para o Defensa y Justícia, vice-líder do Campeonato Argentino, liderado pelo Racing.

O torneio começa no dia 5 de fevereiro. No entanto, as datas reservadas pela Conmebol para a primeira fase vão até 2 de maio. Depois, haverá sorteio para definição dos confrontos da segunda fase. A final, em jogo único, será no dia 9 de novembro, em Lima, capital do Peru.

Assim como aconteceu neste ano, o Bahia será o único clube nordestino na Sul-Americana. Os outros brasileiros participantes são Santos, Corinthians, Fluminense, Botafogo e Chapecoense.

Em 2019, o Bahia participará da disputa pela sexta vez. A melhor campanha do tricolor na competição foi justamente na edição de 2018, quando acabou eliminado nos pênaltis pelo Atlético-PR nas quartas de final, em dois jogos marcados por muita reclamação e erros na utilização do árbitro de vídeo (VAR).

Campeão deste ano, o Atlético-PR conquistou o quarto título para o Brasil em 17 edições do torneio, iniciado em 2002. Internacional (2008), São Paulo (2012) e Chapecoense (2016) são os outros. Os times da Argentina somados possuem oito troféus, sendo os bicampeões Independiente e Boca Juniors os maiores vencedores da história da Sul-Americana. A taça também já foi uma vez para equipes da Colômbia, México, Chile, Equador e Peru.

.

RTEmagicC_c6cebb5f20.gif


Comentários