Retorno do Projeto de Irrigação de Ponto Novo gera empregos e começa a reerguer economia da região

IMG_1595-1-1024x682 (1)

Após quase 4 meses do retorno das atividades do Projeto de Irrigação de Ponto Novo, a vida dos agricultores e moradores de Ponto Novo e região já começa a apresentar melhoras significativas. Neste início de 2019 alguns agricultores já colheram safras de culturas temporárias como a melancia, feijão, tomate, pimentão, abóbora, quiabo, milho, maracujá entre outras culturas.

Para o Gerente do Distrito de Irrigação, Eleilson Gama, a retomada do Projeto de Irrigação já está garantindo empregos para muitas pessoas e o conseqüente aumento da renda da população e melhoria na economia do município.

A Prefeitura Municipal de Ponto Novo paga nesta quinta-feira (07) o salário de funcionários no Distrito de Irrigação. Para o funcionário do Distrito de Irrigação, Onorio Ferreira, a parceria entre Distrito e Prefeitura de Ponto Novo está prolongando mais a vida do projeto. “É uma importância muito grande com relação prefeitura e Distrito porque tem uma chance de ter um caixa mais no Distrito né para prolongar mais a vida do projeto”.

Agenor Santos, produtor e vice-presidente da Associação dos Reassentados de Ponto Novo, se mostrou grato e feliz com o andamento do projeto. “Sou muito grato por esse momento que o perímetro está passando hoje, hoje nós estamos vendo aqui o produtor com toda garra produzindo, eu costumo dizer que está funcionando a todo vapor nós estamos aí com toda força”.

IMG_1864

O presidente da Associação dos Reassentados, Edson Lopes, falou sobre o andamento do projeto e destacou a importância das parcerias para a volta e manutenção do projeto. “Estamos alegres. Os produtores já produzindo com retorno do Projeto de Irrigação, como vocês podem observar aqui tem várias culturas em andamento o plantio da mamona muito importante, está dando uma resposta muito agradável para o produtor e aquilo que a gente tem planejado dentro do nosso planejamento, a parceria é uma das coisas mais importantes que tem que acontecer, porque sem parceiros e com certeza a gente não conseguiria um retorno, a prefeitura tem a participação dela através do prefeito Tiago Venâncio que tem contribuído e com certeza vai contribuir ainda mais, já que ele está aí na luta de buscar de outras atividades que a gente possa trazer para o projeto, e a parceria entre Distrito e a pessoa do gerente, Eleilson Gama e os funcionários têm contribuído muito também, a associação só tem que agradecer essa parceria entre essas três entidades”.

IMG_1878

O prefeito Tiago Venâncio que esteve visitando lotes no projeto de Irrigação se mostrou alegre com o andamento do projeto e falou do importante papel que a prefeitura vem tendo no manutenção. “Tenho satisfação de agradecimento primeiramente a Deus porque Deus nos motivou durante todo esse período difícil juntamente aqui com o pessoal do Projeto Irrigação, estou feliz visitando alguns lotes de alguns produtores vendo a satisfação deles a alegria no semblante do olhar, muitos aqui com suas plantações de goiaba e manga muitos também com melancia colhendo seu feijão de corda e mamão, além da mamona, nós ficamos aqui alegres porque nós estamos vendo o desenvolvimento muito rápido da mamona, inclusive em conversa com o Gerente do Distrito Eleilson ele me informou que agora a partir do dia 25 de março já irão começar a sair daqui do Distrito de Irrigação, estou muito feliz, alegre e esperançosa vendo o trabalho que está sendo desenvolvido aqui, eu como gestor não poderia de deixar de medir esforços, não poderia de deixar de estar ao lado dos irrigantes desse povo guerreiro e desde o início partimos juntos para luta e continuamos nessa luta, a prefeitura entrou com contrapartida com ajuda de custo é toda a parte de operação do Distrito Irrigação todos os funcionários aqui no Distrito é a prefeitura quem está pagando em espécie de parceria, como já vimos também pagando durante mais de um ano e meio a conta de energia para o abastecimento humano de água, além de outros investimentos como a ajuda com maquinários, hoje conversando aqui com algumas agricultores com Agenor com alguns amigos aqui também ele já me relataram que está aqui só nessa primeira etapa  está gerando aqui aproximadamente 400 empregos diretos aqui no perímetro irrigado”.

IMG_1612

Através da boa relação da Prefeitura Municipal de Ponto Novo com o Governo do estado e da luta incessante do prefeito Tiago Venâncio na articulação política, no diálogo e nas constantes idas a Salvador junto com representantes da Associação dos Reassentados, comissão de produtores e o Distrito de Irrigação, foi possível a celebração do convênio firmado entre o governo do Estado e a Associação dos Reassentados, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR e o Programa Pró-Semiárido no valor de cerda de R$ 800 (oitocentos mil reais) para a operacionalização e retorno das atividades produtivas no Projeto de Irrigação de Ponto Novo.

Com a retomada das atividades do Projeto Irrigado, a Prefeitura Municipal de Ponto Novo vem garantindo por meio de convênio com a Associação dos Reassentados o aporte financeiro de mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para custos com funcionários, além de intermediar relações com o governo do estado, dando todo o suporte para as questões que envolvem os interesses dos agricultores familiares do Projeto de Irrigação de Ponto Novo, tendo como objetivo manter funcionando o Projeto, proporcionando a geração de emprego e renda para as famílias pontonovenses.

O Prefeito ainda informou que esteve recentemente participando do evento “Encontro Procitrus” realizado na cidade de Tapiramutá tendo como objetivo demonstrar as oportunidades da produção de citrus. A produção de citrus é uma grande oportunidade para a geração de renda no Projeto Irrigado de Ponto Novo, que poderá transformar futuramente município em um grande produtor de frutas cítricas na região, os produtores irão receber uma técnica da Embrapa na qual irão conhecer a citricultura para avaliarem a implantação no projeto.

.

Web Interativa


Comentários